Confusão no Campeonato Francês: Goleiro Alvo de Fogos, Brasileiro Expulso e Partida Suspensa
No dia 8 de outubro de 2023, uma partida pelo Campeonato Francês entre Montpellier e Clermont no Stade de la Mosson se transformou em um cenário de caos e confusão. O goleiro Mory Diaw, jogador do time visitante Clermont, foi alvo de fogos de artifício lançados em sua direção, causando um incidente chocante.
A confusão aconteceu aos 50 minutos do segundo tempo, quando o Montpellier vencia por 4 a 2. Um projétil de fogos de artifício explodiu perto de Mory Diaw, fazendo com que o goleiro de 30 anos desmaiasse imediatamente no gramado. A situação alarmante exigiu atendimento médico de urgência, e Diaw foi retirado de campo em uma maca.
Em meio a esse tumulto, o brasileiro Neto Borges, ex-jogador do Vasco da Gama, mostrou o dedo do meio em direção à torcida do Montpellier e acabou sendo expulso pelo árbitro. A partida foi suspensa devido à gravidade dos acontecimentos.
Esse incidente lamentável coloca o Montpellier em uma situação delicada, pois o clube corre o risco de ser punido e considerado o perdedor da partida devido ao comportamento de seus torcedores. Infelizmente, episódios envolvendo ultras e comportamento inadequado das torcidas têm sido recorrentes no futebol francês.
De acordo com informações da imprensa local, a polícia identificou o torcedor responsável por lançar o artefato pirotécnico e o retirou do estádio. A situação é um alerta sobre a importância de garantir a segurança nos estádios de futebol e de punir comportamentos inadequados que colocam em risco a integridade dos jogadores e o andamento das partidas esportivas.