Coritiba EMITE nota e se pronuncia sobre supostos casos de racismo em clássico

Suspeitos estão sendo investigados

Nesta segunda-feira (2), o Coritiba emitiu e divulgou uma nota de repúdio contra os supostos atos racistas no clássico contra o Athletico-PR, o Athletiba. A Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil do Paraná, ainda não encontrou os envolvidos no caso.

Em nota, a direção do clube coxa-branca ressaltou que as condutas em questão “não serão toleradas”, Além disso, destacou que esses atos são “incompatíveis com os valores e a história do clube”.

Vale destacar que o caso aconteceu ao longo da partida, que foi válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo aconteceu no domingo (1), no Couto Pereira. Em campo, o Coritiba venceu o Athletico-PR, com gols marcados por Victor Luis e Slimani, ainda no primeiro tempo.

Atos racistas

Com o final da partida diante o Furacão, dois torcedores do Coritiba foram flagrados imitando um macaco em direção à torcida do Athletico-PR. Eles estavam nas arquibancadas do Couto Pereira.

Nas redes sociais, vídeos mostram uma pessoa na torcida, com uma camisa verde do Coritiba. Ele estava andando em direção ao setor visitante com gestos. Atrás dele, com uma camisa branca do clube, um outro indivíduo aparece fazendo o mesmo.

Dessa maneira, a Demafe está analisando as imagens, a fim de identificar a dupla. A expectativa, então, é de que isso aconteça até o final desta semana. Após serem identificados, os homens serão indiciados.

O delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Demafe, solicitou os registros internos do Estádio Couto Pereira para investigar afundo o caso. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, dois fiscais acompanham de perto a situação, mas nada fizeram.

Informações

Vale destacar que o Coritiba informou à Demafe e à Polícia Civil do Paraná que está à disposição para eventuais esclarecimentos. Porém, o clube destacou que não existem câmeras no setor – e, consequentemente, não conseguem auxiliar as buscas.

Além disso, até o momento, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não se pronunciou sobre o casos. No entanto, as imagens que circulam na internet também devem ser analisadas pelos procuradores da entidade.

Assim, se a denúncia for acolhida pelo STJD, o Coritiba pode receber uma séria punição. Dessa maneira, a punição pode ser desde uma multa em dinheiro até partidas no Couto Pereira com portões fechados.

A nota do Coritiba

“O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube”.

Situação do Coxa na tabela

Com a vitória diante o seu maior rival, o Coritiba deu um fim e encerrou o seu jejum de oito derrotas seguidas. Com isso, o clube foi para 17 pontos somados, mas segue sendo o lanterna do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que a distância para o Vasco, o primeiro na zona de rebaixamento, é de 11 pontos.

Enquanto isso, o Athletico-PR acabou perdendo os dez jogos de invencibilidade. Com isso, o clube caiu para a oitava colocação na tabela, somando 40 pontos. Assim sendo, o time aparece a um ponto do G6 e a três do G4.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.