Al-Ittihad se RECUSA a jogar em gramado com estátua; entenda

Al-Ittihad se recusa a jogar no gramado com estátua do general Qassem Soleimani. Por conta da polêmica, a partida foi adiada. 

Al-Ittihad se recusa a jogar contra Sepahan

A princípio, a partida entre Al-Ittihad e Sepahan, pela Champions League da Ásia, foi cancelada por uma tensão diplomática. Em termos gerais, o time saudita se recusou a entrar em campo por uma estátua do general Qassem Soleimani, morto em 2020.

Em um comunicado oficial da AFC (Confederação Asiática de Futebol), informou o cancelamento da partida meia hora antes do pontapé inicial. Agora o assunto está a cargo das autoridades competentes. 

Al-Ittihad se RECUSA a jogar em gramado com estátua
Al-Ittihad se RECUSA a jogar em gramado com estátua – Imagem: Reprodução.

Líder da Guarda Revolucionária Islâmica

Qassem Soleimani, morto em 2020, era o líder da Guarda Revolucionária Islâmica. O general faleceu em um bombardeio no Iraque, ordenado pelos Estados Unidos da América. Sua morte gerou muita tensão na época. 

O general era muito popular na região iraniana, e também próximo de Ali Khamenei, o qual ocupa o cargo há mais de 30 anos. Vale ressaltar que outros bustos estavam próximos do líder, mas as identidades não foram reveladas. 

A equipe saudita entendeu o ato como uma provocação, e se recusou a entrar em campo. Segundo a imprensa iraniana, a estátua está no local há quatro anos. A decisão do cancelamento da partida foi feita com um respaldo da AFC. 

Além disso, a FIFA proíbe qualquer tipo de manifestação política, principalmente por parte dos clubes. A princípio, a equipe saudita pode ser considerada perdedora nesta partida por W.O, mas o caso será investigado. 

Por outro lado, existe a possibilidade da partida ser remarcada em um ambiente neutro. A equipe do Sepahan também corre riscos neste caso, principalmente pela presença da estátua política no estádio. 

Benzema não viajou para a partida

Um dos grandes destaques da equipe saudita, Karim Benzema, não viajou para a partida no Irã. Entretanto, o motivo não tem nenhuma relação com a polêmica causada, já que o jogador está lesionado. 

Em termos gerais, o time visitante sequer entrou em campo para o aquecimento. Os jornalistas locais falaram que os jogadores, assim como os dirigentes, do time visitante se queixaram sobre as faixas políticas da torcida mandante. 

Veja também: Será que Adel Taarabt é Mais Técnico Que Neymar? Balotelli Opina

Al-Ittihad estava disposto a jogar

Antes de se recusar a entrar em campo nesta segunda-feira, (02), o Al-Ittihad estava disposto a jogar. Entretanto, para que a partida fosse iniciada, o time solicitou que a estátua fosse retirada do gramado. 

Por outro lado, os administradores do time mandante não aceitaram o pedido, e o clube saudita manteve a decisão de não jogar. É importante ressaltar que os times sauditas voltaram a enfrentar times iranianos após sete anos. 

Afinal, desde 2016, as partidas entre os times dessas regiões era realizado em campo neutro, evitando toda a tensão política entre os países. Enfim, o Al-Nassr estreou na Champions League Asiática no Irã, e acabou vencendo a partida por 2 a 0. 

Vale ressaltar que nesta terça-feira, 02 de outubro, o time de Neymar, Al-Hilal, entrará em campo na capital iraniana. 

Veja também: Campeonato Saudita: único treinador e destaque brasileiros do campeonato

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.