Ajax: Torcida se REVOLTA e provoca suspensão de clássico
A crise do time holândes só aumenta
No último domingo (24), uma polêmica movimentou o futebol europeu. Isso porque o Ajax, time mais vitorioso da Holanda e campeão de quatro Champions League, vive um momento de grande crise. Porém, tudo piorou no final de semana.
O clube entrou em campo contra o Feyenoord, em clássico pelo Campeonato Holandês. O Ajax ia perdendo, em casa, por 3 a 0. No entanto, ainda no começo do segundo tempo, a partida precisou ser suspensa.
Irritada com a situação e, principalmente, com a derrota parcial, os torcedores do clube holandês decidiram agir. Com isso, revoltados, a torcida passou a atirar sinalizadores no grama da Johan Cruyff Arena, em Amsterdam.
Revolta no Ajax
A revolta da torcida do Ajax causou uma grande destruição no estádio do mandantes. Além disso, ainda houve um confronto com a polícia logo na saída do estádio, após a suspensão do clássico. A polícia montada chegou a usar gás lacrimogêneo, a fim de dispersar os grupos que estavam tumultuando fora da Johan Cruyff Arena.
Além disso, alguns torcedores da equipe tentaram entrar à base da força no estádio depois que o jogo foi cancelado. Com isso, a polícia voltou a dispersar o grupo, novamente com gás lacrimogêneo. Nesta segunda-feira (25), funcionários do clube se reuniram para fazer a limpeza dos estragos provocados no local.
Nova data do jogo
Em nota para a imprensa, a Federação Holandesa (KNVB) anunciou que os 35 minutos restantes do clássico serão disputados na próxima quarta-feira (27). O jogo continuará sendo na Johan Cruyff Arena, mas com os portões fechados. No entanto, mais uma polêmica aconteceu.
O Ajax teria a disputa de uma partida atrasada na segunda rodada para fazer no mesmo dia. Dessa forma, o time se diz contra à decisão da KNVB. Enquanto isso, o Volendam, que entraria em campo na quarta-feira, prometeu questionar a entidade.
Vale destacar que o Feyenoord estava vencendo o rival, por 3 a 0. Dois gols foram marcados por Santiago Giménez e um do brasileiro Igor Paixão. O atleta, inclusive, foi convocado por Ramon Menezes para o último amistoso da seleção olímpica.
Atualmente, o Ajax está apenas na 14ª colocação do Campeonato Holandês, com apenas cinco pontos em quatro rodadas. Enquanto isso, o Feyenoord, quarto colocado, tem 11 tentos. O líder é o PSV, com 15 pontos, em cinco jogos.
Jogadores se pronunciam indiretamente
Após a suspensão do clássico, a primeira atitude do Ajax foi demitir o diretor esportivo Sven Mislintat. O dirigente era alvo de uma investigação por conta de um suposto conflito de interesses em uma transferência recente.
Em nota, o clube anunciou que a saída do diretor esportivo aconteceu por conta da “falta de apoio” do dirigente em sua cúpula. O Ajax ainda disse que “não tem ligação” com a polêmica da contratação do lateral croata Borna Sosa, ex-Stuttgart.
Após a publicação do Ajax no Instagram, alguns jogadores e ex-jogadores do clube se “pronunciaram” a situação. O sérvio Tadic e o atacante Bergwijn curtiram o post.
Likes on Ajax’s Instagram post on Mislintat’s sacking: 👀#Ajax | #Mislintat pic.twitter.com/ohRijeF0Ww
— All About Ajax (@AllAboutAjax) September 24, 2023
Violência
O futebol da Holanda vem enfrentando regularmente os problemas de violência entre os torcedores, principalmente dos clubes grandes. No ano passado, Klaasen, meio-campista que está na Inter de Milão, foi ferido na cabeça ao ser atingido por um isqueiro lançado por um torcedor do Feyenoord.