Fortaleza pode virar SAF
Fortaleza: A Jornada Rumo à SAF
O Fortaleza enfrenta uma nova etapa na sua história. A transformação em Sociedade Anônima de Futebol (SAF) é uma possibilidade real, seguindo os passos de outros times brasileiros, mas com um modelo distinto.
O Modelo de Transição
A ideia da transição para a SAF não inclui a venda de ações inicialmente, ao contrário de outros clubes como o Botafogo, Cruzeiro e Vasco. O modelo adotado é mais similar ao do América-MG, que criou a SAF e transferiu seus ativos para a mesma, sem a presença de um sócio majoritário.
“Ainda que o Fortaleza não seja SAF, existe a possibilidade de nos tornarmos uma. E nesse momento, sem a venda de ações, seguindo o modelo que o América-MG adotou”, afirma Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
Planos Futuros
Inicialmente, o plano era vender no máximo 15% da SAF. No entanto, no momento, a ideia de venda foi postergada. O clube se mantém focado em se tornar uma SAF, mas sem a venda de ações no início.
A Realidade dos Clubes Brasileiros
A transformação para SAF já é uma realidade em vários clubes brasileiros. Seis times da Série A já adotaram essa forma de gestão e a tendência é que mais clubes sigam esse caminho.
“Os clubes já mudaram a forma de ser gerido, a forma como se relaciona com o mercado como um todo. E acho que é uma tendência natural, porque eu digo muita gente, a gente não vai conseguir fazer milagre todo ano, vai ter uma hora que vai ter dificuldade, porque é capacidade de investimento”, completa Marcelo.
O Futuro do Fortaleza
O Fortaleza, ao se tornar uma SAF, não teria um “dono”. Continuaria pertencendo ao Fortaleza Esporte Clube (associação), mas tudo relacionado ao futebol, como o profissional, base, marketing, entre outros departamentos, estariam sob a gestão de um novo CNPJ, o da SAF.
“Achamos que é interessante, temos a intenção de que o clube vire SAF, mas nesse momento sem qualquer venda de ações. E vendendo ações mais na frente, a ideia de ser minoritária. Que a gente continue com a gestão do clube, com o controle do clube, talvez já com algum sócio, algum parceiro daqui dois, cinco, dez anos”, explica Marcelo.
A Lucratividade do Futuro
Marcelo acredita que a venda de ações no futuro pode trazer mais lucro para o clube.
“Acredito que o valuation dos clubes está em expansão. Vender agora é vender na baixa, vender barato. Então daqui a dois, três, cinco anos, os clubes vão estar com um valor de mercado maior e pode se captar mais dinheiro. Mas o livre mercado tem espaço pra tudo, né? Então, pode ser que ainda alguns clubes no modelo associativo consigam se manter no nível de competitividade muito alto”, declara Marcelo.
Próximos Passos
O assunto será debatido em uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. Após isso, será convocada uma Assembleia Geral de sócios para que o tema avance ainda mais.
Dentro de Campo
Paralelo a isso, o Fortaleza tem semanas decisivas dentro de campo. A equipe enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira (14), às 19h (de Brasília), pelo Brasileirão. O mesmo Corinthians será o adversário na semifinal da CONMEBOL Sul-Americana. As duas partidas serão transmitidas ao vivo pela ESPN no Star+.
Próximos jogos do Fortaleza:
- Fortaleza x Corinthians 14/09 (Sul-americana);
- São Paulo x Fortaleza 20/09 (brasileirão);
- Corinthians x Fortaleza 26/09 (Sul-Americana).
Em suma, o Fortaleza está passando por um momento de transformação. A transição para SAF é um passo importante que pode trazer grandes mudanças para o clube. Porém, essa transição está sendo feita de maneira cuidadosa, pensando sempre no melhor para o clube e seus torcedores.
Saiba tudo sobre os benefícios sociais do Governo Federal