Zé Ricardo no Cruzeiro até o fim de 2023
O anúncio de Zé Ricardo no Cruzeiro foi feito na noite desta terça-feira. O contrato com o clube será até dezembro de 2023. A informação foi recentemente divulgada pelos jornalistas Lucas Pedrosa e Samuel Venâncio. Confira, a seguir, mais informações.
Zé Ricardo no Cruzeiro até dezembro de 2023
O técnico Zé Ricardo fechou com o Cruzeiro. O treinador conseguiu, por duas vezes, vagas na Libertadores da América. Entretanto, viveu frustração comandando o Flamengo, além de ser rebaixado em sua temporada no Japão.
Os detalhes da negociação de Zé Ricardo no Cruzeiro foram concretizadas. Após os acordos finais, o anúncio oficial do novo técnico do clube aconteceu.
Enfim, durante a carreira, o técnico acumulou altos e baixos, mas foi responsável pela permanência de equipes na Série A. Com a gestão de Ronaldo Fenômeno, esse será o principal objetivo do treinador.
O contrato de Zé Ricardo deve ser até dezembro de 2023. O técnico chega para assumir a equipe após a demissão de Pepa. Atualmente, o Cruzeiro ocupa a décima segunda posição no Campeonato Brasileiro, sem vencer há oito jogos.
Histórico de Zé Ricardo no Campeonato Brasileiro
A princípio, a primeira experiência do técnico no Campeonato Brasileiro foi comandando o Flamengo. O treinador foi efetivado na equipe após a saída de Muricy Ramalho. A frente da equipe Rubro-Negra, foram 432 dias, acumulando 47 vitórias, 27 empates e 17 empates.
Com os números, o aproveitamento do técnico foi de 62,2%, além de conquistar um título com a equipe. Na época, o Flamengo foi Campeão Carioca (2017). Na temporada, terminou o campeonato brasileiro na terceira colocação.
Além disso, o técnico viveu uma frustração após ser eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores da América na temporada seguinte. Entretanto, mesmo com a eliminação, ele foi mantido na equipe e foi demitido no fim do primeiro turno.
Enfim, o técnico também foi treinador do Vasco, somando duas passagens pelo clube. A primeira foi em 2017, logo após a demissão no Rubro-Negro, somando 50 jogos (22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas).
O aproveitamento na equipe vascaína foi de 52,7%, além de tirar o Vasco da parte de baixo da tabela de classificação. O treinador também conseguiu levar a equipe para a fase preliminar da Libertadores.
Entretanto, no ano seguinte sob o comando do clube, teve dificuldades para chegar à fase de grupos da Libertadores. Na época, acumulou goleadas e terminou na terceira colocação. Enfim, na reta final do Campeonato Brasileiro, alegou problemas pessoais e pediu demissão.
A segunda passagem no Vasco foi em 2021, visando a Série B do ano seguinte. Entretanto, foi mais curta do que o esperado, já que aceitou a proposta de comandar a equipe Shimizu S-Pulse, do Japão.
O treinador também tem passagens em outros clubes brasileiros, como o Botafogo. Zé Ricardo conduziu a equipe do Fogão para a recuperação, evitando o rebaixamento. Em 2019, comandou o Internacional por 11 partidas, com quatro vitórias, três empates e três derrotas.
Por fim, a passagem mais rápida em sua carreira no Brasil foi no Fortaleza, quando ficou por um mês e meio. O aproveitamento do técnico no clube foi de 23,8%.
Veja também: Pepa não é mais o treinador do Cruzeiro