Botafogo empata em casa mas avança para as oitavas da Sul-Americana

Em jogo válido pela partida de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, o Botafogo empatou com a equipe do Patronato, da Argentina, pelo placar de 1 x 1 (3 x 1 no agregado) e com uma equipe mais alternativa.

O gol da equipe carioca foi marcada pelo ponta Luis Henrique. O tento dos argentinos foi marcado pelo meia Damián Arce.

Além disso, a partida marcou a estreia oficial do técnico Bruno Lage. Ele chegou para substituir o seu compatriota Luís Castro, que fechou com o Al Nassr.  

Até então, a equipe estava sendo comandada interinamente por Cláudio Caçapa. Ele era auxiliar técnico do Lyon, da França e conquistou quatro vitórias em quatro jogos a frente do Fogão.

Como foi o jogo?

Primeiro tempo

No primeiro tempo, o Botafogo começou pressionando de cara. Essa pressão surtiu efeito muito rapidamente, já que aos 2 min, Luis Henrique aproveitou o passe de Janderson e só precisou empurrar para as redes para abrir e ampliar o placar no agregado, 1 x 0.

Os dois jogadores ainda tiveram algumas outras oportunidades para marcar, mas não conseguiram. Mesmo assim, o Botafogo começou a baixar sua intensidade, tentando apenas administrar a sua vantagem.

Isso deu margem para o time argentino crescer no jogo, em busca de reverter o placar. Chances boas e claras aconteceram.

A mais delas, aos 28 min, com Enzo Díaz, que finalizou de dentro da área e obrigou Gatito, que voltou a jogar após nove meses, após se lesionar contra o Atlético Mineiro, a fazer boa defesa.

Segundo tempo

No segundo tempo, por ter uma vantagem bem considerável no agregado (3 x 0), o Botafogo se deu o luxo de resguardar mais fisicamente e, dessa maneira, tirou o pé quase que completamente.

Dessa forma, o Patronato aproveitou isso e conseguiu igualar a parada, aos 66 min, com Damián Arce, que chutou rasteiro e colocado para marcar, 1 x 1. O gol animou os argentinos, mas o time brasileiro se manteve tranquilo mesmo assim, por ainda ter uma vantagem segura.

Houve uma última esperança dos hermanos já nos acréscimos, que conseguiram virar o jogo, em jogada semelhante ao gol marcado no início do jogo por Luis Henrique.

Entretanto, o gol foi checado e anulado pelo VAR, por impedimento na origem da jogada, fazendo o placar de 1 x 1 prevalecer até o apito final.

Escalação do Botafogo

Gatito Fernández; Di Placido, Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Danilo Barbosa e Matías Segovia (Júnior Santos); Gustavo Sauer (Breno), Luis Henrique (Diego Hernández) e Janderson (Carlos Alberto). Técnico Bruno Lage.

Escalação do Patronato

Budiño; Ojeda, Domingo e Ghirardello; Novero (Tomás Cáceres), Valdez Chamorro, Vázquez e Cobos (Barinaga); Valentrín Pereyra (Arce), Enzo Diáz (Alexander Sosa) e Kevin González (Sólis). Técnico Rodolfo de Paoli.

E agora, como fica o Botafogo?

Com a classificação, o Botafogo avança para as oitavas de final da Sul-Americana, onde irá encarar o Guaraní, do Paraguai.

Os jogos de ida e de volta estão marcados para a semana dos dias 2 e 9 de agosto, respectivamente.

Agora, a equipe brasileira volta sua atenção ao Campeonato Brasileiro, buscando manter uma boa vantagem na liderança.

O adversário da vez será o Santos, fora de casa, em duelo válido pela 16ª rodada do Brasileirão.

Foto Destaque: André Durão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.